Home

 

 

 

 

 

SF Jazz Collective
Live 2010
CD
SFJAZZ Records 2010

 

O que à partida parecia impossível tem-se revelado um sucesso. Ninguém acreditaria há algum tempo atrás que um projecto reunindo superstars do Jazz pudesse vingar, mas a verdade é que o SFJC já dura há sete anos e sete discos, mesmo se a sua formação tem vindo a mudar de disco para disco. A História consta-nos que quando grandes músicos se juntam, a tendência é para o exibicionismo. Tal não acontece no SFJC.
O projecto tem-se mantido inalterado desde o início: a celebração da música de um autor, e já foram revistos sete: Ornette, Trane, Herbie Hancock, Monk, Wayne Shorter, McCoy Tyner e agora Horace Silver. A segunda característica é a democracia interna e este último disco é um bom exemplo: nada de excessos individualistas e repartição equitativa dos arranjos e originais. Uma banda democrática é também uma singularidade no Jazz! Enfim, a consequência deste projecto já longevo é o estabelecimento do Jazz como forma acabada, de certa forma revendo o mainstream. O Jazz sem equívocos é o que a música do San Francisco Jazz Collective pratica, longe de quaisquer perturbações exógenas, se isso é possível. Música, Jazz perfeito portanto, definitivo.
E talvez que exactamente aqui resida a maior debilidade deste disco: o excessivo academismo que impede o erro, mas cerceia também alguma da emoção que esta música deveria conter.
Ainda assim, a sétima edição do San Francisco Jazz Collective é uma digna homenagem ao grande músico que foi Horace Silver, e a prova irrefutável de que o Jazz é eterno.

 

Avishai Cohen (t)
Robin Eubanks (trb)
Miguel Zenón (sa)
Mark Turner (st)
Stefon Harris (vib)
Edward Simon (p)
Matt Penman (ctb)
Eric Harland (bat)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #11)